quarta-feira, 28 de março de 2007

Cidade Noturna

Eu, Jaque e Mil num dos muitos jantares de Erasmus...
Nunca fui uma pessoa muito dada a eventos que começam depois do cair do sol. Trocava qualquer discoteca por uma manhã de praia ou por uma última sessão de cinema... Aqui em Coimbra, no entanto, isso mudou bastante. Seguindo a máxima dos mineiros que dizem que "se não tem mar, vamos para o bar", aprendi a gostar das noites pela cidade. Bem diferente das nights cariocas, as festas daqui têm aquele ar amador mais intimista... Fazem lembrar as festas de início da faculdade, onde todo mundo conhecia todo mundo e não existiam chopadas fora da Vila da PUC. Marcada sempre pelo início do semestre - época em que a cidade recebe os estudantes e ganha vida - a temporada dos convívios dura até a época dos exames, quando todos se recolhem para recuperar o tempo (bem) gasto ao longo do semestre. Chega a ser engraçado saber quando a cidade terá vida social... É nessas horas em que se tem a certeza de estar numa cidade universitária.

Terças e quintas
são sagradas no calendário de qualquer aluno de Coimbra. Já não é preciso marcar nada para encontrar todo mundo no Bar da Associação, planejando qual será a festa da noite. Às vezes, com tantas opções fica complicado escolher uma única... Jantares pré-convívios também já fazem parte da rotina, ainda mais dos alunos de Erasmus, expatriados que se apóiam. Em compensação, os fins de semana passam a ser voltados para o estudo e para o sono acumulado ao longo da semana, já que a cidade perde o extrato quando maior parte dos estudantes vai para casa.

Viver em Coimbra e não sair à noite é deixar passar grande parte da graça d
e uma cidade que, apesar de ser uma das mais antigas de Portugal, ainda consegue manter o ar da juventude. Andar pela Praça da República em plena madrugada e ver dezenas de pessoas trajadas para festas pode ser encarado como uma das muitas paisagens da cidade de ruas estreitas, escadas e arcos medievais. Basta parar por um instante, esquecer o som das colunas e olhar em volta para perceber que toda noite em Coimbra, por mais vazia e desanimada que possoa parecer, vale a pena...

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi curly ruiva, muito legal seu blog. Tomara q vc consiga manter. Eu sempre faco varios e nunca vai pra frente, hehehehe.
Falta pouco pra gente se ver. Saudades, e Paris, aqui vamos nos! =)
ps: li TODOS os posts, mto legal as historias! Please continue!

Anônimo disse...

Viu? Eu tento fazer um blog, mas eles nao me ajudam. Passa no novo depois... www.inside2007.wordpress.com

bestvalve disse...

so happy your are~~~~welcome to my blog~~http://huiyingcrystal.blogspot.com