domingo, 20 de julho de 2008

Por via das dúvidas...


Nunca fui o que se pode chamar de uma pessoa religiosa. Fiz primeira comunhão porque meus irmãos também fizeram e eu achava divertido ir às aulas com o resto do pessoal. O problema é que me descobri extremamente crítica ao mesmo tempo em que comecei a estudar História e entender um pouco mais das coisas. A partir daí, passei a desconfiar mais da Igreja e a questionar mais as coisas. Afastei-me por completo da instituição: não vou à missa há anos. Perdi por completo o hábito de rezar.

Não que não me faça falta. Esse ceticismo em relação a tudo não me agrada em nada e até tento acreditar em alguma coisa. Entretanto, "eu tenho pressa e tanta coisa me interessa, mas nada tanto assim"... E nenhuma religião ou crença conseguiu se mostrar forte o suficente para me prender. Eu até queria rezar, mas acho que seria hipocrisia... E, se Deus existe de verdade, Ele não deve gostar de pessoas hipócritas. No entanto, dizem que Ele perdoa tudo. Então, se já pecamos (ai, que medo!) contando com o perdão, erramos duas vezes, certo? É por isso que acho essas coisas muito complicadas... E, mesmo com TUDO dando errado, prefiro ficar quietinha a ser uma beata de ocasião.

Não que eu acredite mesmo nisso, mas ainda prefiro que Deus me julgue por ser cética. O castigo dos oportunistas deve ser bem pior...

4 comentários:

Surfista disse...

Sabe, sou crítico pra cacete. Questiono uma porção de coisas o tempo todo. E isso, de certa forma, motiva minha fé, minha crença... minha esperança de que algo toma conta dos nossos rumos.

Acho que tudo seria muito insensato se não houvesse algo além do que os olhos contemplam. E no mais, somos cercados por tantas coincidências que não pode ser uma mera roleta cósmica com acasos e acasos.

Finalizando, concordo contigo: Ele não deve gostar de hipócritas. Então, no dia em que eu tiver de prestar contas a Ele, terei a consciência limpa de que tive lá meus defeitos, mas a falsidade não esteve nessa lista.

Anônimo disse...

Carlota... Humm... Confia! É o q tenho a te dizer! Confia! :)
Te amo amiga!
Saudades muitaaaaa!!!!!!!!!!!
Bjos!

Pedro Favaro disse...

Cara...
eu sou oportunista pra caramba.
Não rezo antes de dormir, não vou a igreja e não faço nada nem meramente parecido com isso...
Mas acredito que alguma coisa aí...
EXISTE.
Eu n sei dizer o que.
Acho que não há planos pra sermos feitos sabendo do que se trata e...
Quer saber? vou fazer um post!
bj

Carla Marques disse...

Como tu publicas, Fonti!

Sou uma blogueira sedentária que não publica nem lê o blog dos outros. Sua atividade me impressionou. Voltarei mais.

Beijo e cê sabe que te amo.