quinta-feira, 10 de julho de 2008

"Quem sabe faz a hora..."

Não suporto esse conformismo medíocre que a maior parte das pessoas adota para encarar as situações que deram errado. Pensar que alguma coisa não deu certo porque "não era para ser" é uma forma de se desculpar por ter falhado e não fazer uma auto-análise, muitas vezes necessária. E isso serve para tudo: empregos, estudos, relacionamentos...

Correr atrás de qualquer coisa cansa, mas é a única maneira de se conseguir alcançar o que quer que seja. Não adianta ficar sentado esperando o alinhamento perfeito das estrelas, com a direção certa do vento para que se consiga um emprego, por exemplo. Eu prefiro controlar meus astros e soprar meu prórpio vento... As pessoas tendem a dizer que sou crítica demais ou exigente demais, mas acredito que sou só realista. Pensar que a sorte direciona todos os meus passos é enlouquecedor. Controle é bom e eu gosto de ter o meu.

A mesma coisa serve para aquele pensamento de que as coisas acontecem no tempo certo. Acorda para a vida, malandro! A única coisa que acontece espontaneamente com o tempo é a velhice. Se vocês não ficaram juntos é porque um de vocês não quis ou não se esforçou para isso. Se você não passou na seleção é porque ainda não está capacitado para a vaga. Todo mundo pode - e deve - escorregar em determinados momentos. É o que nos torna mais fortes, dizem os otimistas.

No entanto, as coisas têm que ser para ontem mesmo. Pelo menos, as decisões que precedem grandes atitudes. Não espere o passar do tempo para fazer escolhas. Na maior parte das vezes, quem hesita muito tem que lidar com opções vencidas. Além de conseguir apenas um atraso irrecuperável...

Nenhum comentário: