quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Já deu, né?

Cansei do espírito olímpico. Por mim, as Olimpíadas já teriam terminado e esse ufanismo já teria parado há algum tempo. Não sou contra patriotismo, nem contra torcidas. Pelo contrário, sou flamenguista atuante e, nos jogos olímpicos, vi todas as competições de natação. Vibrei com o Cielo tanto quanto o Gustavo Borges... (Ok, nem tanto assim. Era de madrugada e eu estava chegando do trabalho.)

Não tenho nada contra os eventos esportivos e nem critico o patriotismo sazonal do brasileiro, que é muito mais forte em Copa do Mundo. As Olimpíadas que me perdoem, mas o campeonato de futebol ainda é mais importante para nós. Mesmo sem saber exatamente o porquê disso, visto os últimos desempenhos dos canários da bola... Enfim, bola pra frente, porque quem não faz, leva. (Beijo, Kun Aguero!)

O que mais me irrita nessas últimas semanas é a mania que Brasileiro tem de comemorar o Bronze ou qualquer colocação que seja. Não sei se sou competitiva demais, mas sempre que entrei em alguma competição, tentava pelo menos a Prata. Se não estivesse disposta a isso, nem começava a competir... Aceito o fato de não termos tradição em alguns esportes e, por isso, ter o terceiro lugar como uma verdadeira conquista. Mas, dizer que o Bronze do Iatismo ou do Judô valem Ouro é forçar uma barra desnecessária. Irrita ver o Galvão feito bobo alegre, comemorando toda e qualquer colocação dos atletas brasileiros. Incentivo é bom, todo mundo gosta e os atletas precisam. Cobrança também.

Se continuarmos comemorando toda e qualquer derrota com a negligência global, vamos ser sempre o país do futuro. Até as próximas Olimpíadas, claro...

7 comentários:

disse...

As olimpiadas poderiam ter acabado logo apos a abertura. num dia a abertura e no outro o encerramento.

beijos

Pedro Favaro disse...

Acho que já passei disso.
N curto acompanhar com a graça que eu via.
Sei lá,

Unknown disse...

Hehe...
http://bronzebrasil2008.wordpress.com/

Bárbara Cecília disse...

Acordei durante a madrugada quente de Ribeirão Preto durante todo o mês. Adoro esporte, santista atuante (e envergonhada!). Mas chega de lenga-lenga! Galvão nem a pau Juvenal, ele me enche! Beijo.

Raphaela Cravo e Canela disse...

Galvão Bueno? Já era... Bj

Surfista disse...

Ouro é ouro. Prata é prata. Bronze é bronze. Também não tenho saco para declarações sobre "pratas que valem ouro". Nada nada. Se valesse ouro seria ouro, pô!

Mas, admiro todas as conquistas olímpicas, independente da cor da medalha. Lá dentro o couro come, menina.

PS. Sou competitivo.

Anônimo disse...

Comentário meio atrasado, mas como é a minha primeira vez aqui... vou comentar.
Olha... na minha concepção, as medalhas de prata e bronze devem ser comemoradas sim... Imagina de quantos atletas eles já estão à frente?! E atrás de apenas um ou dois.
Agora... o bronze vale menos, mas é mais feliz que a prata...o bronze se ganha com uma vitória, e a prata com uma derrota..rsss